Karate 1 Youth League 2023

Realizada entre o dia 27 e 30 de Abril do corrente ano na cidade da Coruña em Espanha o 2023 KARATE 1 – YOUTH LEAGUE, nesta enorme competição internacional, que foi organizada pela Federação Mundial (WKF) com o apoio da Real Federação Espanhola de Karate e direcionada para jovens com idade compreendida entre os 12 e os 20 anos, estiveram presentes cerca de 2700 atletas de todo o mundo oriundos de 72 países de todos os continentes. Ao nível da arbitragem esta competição contou com 68 árbitros provenientes de 26 países.

Os associados CPK que se deslocaram a este vento de grande envergadura foram:

  • Do CKA (Centro Karate Aguçadourense/Póvoa de Varzim) EVA FLORES brilha no Karate 1 Youth League da Corunha ao alcançar a Medalha de Bronze em Kumite Júnior +66Kg. Do mesmo Clube estiveram presentes quatro atletas (Ricardo Lopes, Luciano Novo, Rodrigo Morim e Eva Flores) e o seu treinador Vítor Poças. No primeiro dia, Ricardo Lopes competiu nos SUB 21 em Kata e no segundo dia, competiu Luciano Novo, Rodrigo Morim e Eva Flores nos Juniores.

  • Do Clube de Karate-Do Shotokan de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira / Açores), participaram os seguintes atletas nossos associados: Afonso Costa, Ana Andrade, Beatriz Castro, João Gonçalves, João Pereira, Mariana Fernandes, Rodrigo Barbosa, Beatriz Ávila, Frederico Laranjeira e Tomás Gameiro, assim como o Treinador João Guiod Castro e a dirigente Carmelo Amarante. Em termos de resultados, apenas a competidora Beatriz Castro (Sub 14) conseguiu ultrapassar uma eliminatória na disciplina de Kumite.

  • Do Karate de Vila das Aves participaram os seguintes atletas: Isis Matos e Maria Silva.

  • Da Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris participaram os atletas: José Miranda e Francisco Miranda.

  • Do Ginásio Clube Vilacondense participou Henrique Gabriel Martins.

  • Entre os 10 árbitros portugueses que asseguraram presença em representação das cores nacionais, os da nossa Associação que briosamente contribuíram com a sua prestação nesta grande prova foram: o Árbitro Mundial Joaquim Fernandes, que como de costume e pela qualidade revelada ao longo dos tempos, foi chefe de tatami e arbitrou muitas das finais, assim como os Árbitros Paulo Julião e João Garcês.

Apesar de todos estarem a um grande nível competitivo e de, sem dúvida alguma, terem dado o seu melhor num “certame” com grande qualidade técnica e desportiva, não estivéssemos a falar de uma competição de topo que reuniu os melhores atletas do mundo dos escalões jovens, o destaque ao nível de resultados alcançados foi, por razões óbvias o terceiro lugar de Eva Flores do CKA em Kumite Júnior. Para todos eles, Atletas, Treinadores e Árbitros as maiores felicitações por esta participação de excelência.

 CPK - Associação Nacional de Clubes - Fundado em 1969
D.R. 10-04-1975, III Série - n.º 84
Atualização: 28 Abril 2024 - Acessos: 79148